Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

quinta-feira, 26 de março de 2015

45- ORGANIZAÇÃO DE UM TERREIRO DE UMBANDA



ORGANIZAÇÃO DE UM TERREIRO. Obs.: mestres leia -se pai ou mãe de santo

Pai de Santo ou Mãe de Santo:  são as autoridades máximas de um terreiro, os quais incorporam as entidades, zelam pela manutenção da doutrina  e presidem as sessões realizadas no terreiro, orientando e cuidando de seus filhos de fé. 

Pai pequeno e/ou mãe pequena: são médiuns com grande experiência espiritual, os quais presidem as sessões do terreiro na ausência do pai de santo ou mãe de santo.
Filhos de santo ou filhas de santo: são médiuns que se apresentam nas diversas fases da mediunidade e auxiliam no culto, ajudam na organização do terreiro e assessoram os pais-de-santo e médiuns de incorporação durante as sessões. 
Cambones: São os médiuns que servem e auxiliam as entidades, servindo seu charuto, suas vestes, escrevendo e explicando aos consulentes as receitas de banhos, defumações, enfim auxiliando em todo o trabalho. 
Ogan: são os responsáveis pela "puxada" dos pontos ( música cantada) do terreiro, tocando atabaque / curimba e cantando os pontos Eles devem ser detentores da sabedoria e reconhecer qual ponto deve ser puxado para qual entidade e em qual situação (pontos de abertura, saudações, pontos de bater cabeça, etc).
Tabaqueiros: são os responsáveis pela curimba, ou seja, pelo toque dos atabaques.  É muito importante o entrosamento com o Ogan, uma vez que dependem dele para saber o ponto que será puxado e assim poder dar o toque. Os tabaqueiros também devem saber quando, como e porque de cada toque, repique, etc.

Há ainda os auxiliares de culto, que ajudam a organizar o terreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário