Xangô de Jerry D'oxossi |
São Jerônimo sincretizado com Xangô |
Xangô é o Orixá da justiça e do conhecimento; equilíbrio das
forças ligadas à Justiça.
O sincretismo entre Xangô e São Jerônimo está no temperamento forte, crítico na medida que ambos são conhecedores de leis e mandamentos. Orixá do trovão e da justiça, protetor dos juízes, advogados, burocratas. É representado, por um velho sentado em uma pedra segurando a tabua dos 10 mandamentos e com um leão ao lado. Características dos seus filhos: Rigidez de pensamento tem grande senso de justiça, são pessoas metódicas, equilibradas e tem facilidade no estudo. É incapaz de dar um passo maior que a perna e todas as suas atitudes e resoluções baseiam-se na segurança e chão firme que gosta de pisar. É tímido no contato mas assume facilmente o poder do mando. É eterno conselheiro, e não gosta de ser contrariado, podendo facilmente sair da serenidade para a violência, mas tudo medido, calculado e esquematizado. Acalma-se com a mesma facilidade quando sua opinião é aceita. Não guarda rancor. Se aprender a dominar esta característica, torna-se um legítimo representante do Homem Velho, Senhor da Justiça, Rei da Pedreira. Sincretizado no Rio de Janeiro com São Jerônimo, tem o seu dia comemorado em 30 de setembro. Encontramos também outras datas de comemoração porque este orixá foi sincretizado com outros Santos Católicos, em função de seus desdobramentos, a saber: Xangô Kaô, Xangô Alafim, Xangô Abomi, Xangô Alufam, Xangô Agodô, Xangô Aganju, Xangô D'Jacutá.
O sincretismo entre Xangô e São Jerônimo está no temperamento forte, crítico na medida que ambos são conhecedores de leis e mandamentos. Orixá do trovão e da justiça, protetor dos juízes, advogados, burocratas. É representado, por um velho sentado em uma pedra segurando a tabua dos 10 mandamentos e com um leão ao lado. Características dos seus filhos: Rigidez de pensamento tem grande senso de justiça, são pessoas metódicas, equilibradas e tem facilidade no estudo. É incapaz de dar um passo maior que a perna e todas as suas atitudes e resoluções baseiam-se na segurança e chão firme que gosta de pisar. É tímido no contato mas assume facilmente o poder do mando. É eterno conselheiro, e não gosta de ser contrariado, podendo facilmente sair da serenidade para a violência, mas tudo medido, calculado e esquematizado. Acalma-se com a mesma facilidade quando sua opinião é aceita. Não guarda rancor. Se aprender a dominar esta característica, torna-se um legítimo representante do Homem Velho, Senhor da Justiça, Rei da Pedreira. Sincretizado no Rio de Janeiro com São Jerônimo, tem o seu dia comemorado em 30 de setembro. Encontramos também outras datas de comemoração porque este orixá foi sincretizado com outros Santos Católicos, em função de seus desdobramentos, a saber: Xangô Kaô, Xangô Alafim, Xangô Abomi, Xangô Alufam, Xangô Agodô, Xangô Aganju, Xangô D'Jacutá.
Símbolo: Machada
Cor: Marrom
Saudação: KaôKabecile
Dia: Quarta-feira
Numero: 6
Local: Pedreira.
Guia: Conta de cristal marrom escuro.
Vestes: De cor branca e marrom.
Erva: Alevante, abre caminho, manjerição, alfavaca, bananeira, erva de S. João
Planta: inhame,quiabo.
Bebida: Vinho tinto.
Cor: Marrom
Saudação: KaôKabecile
Dia: Quarta-feira
Numero: 6
Local: Pedreira.
Guia: Conta de cristal marrom escuro.
Vestes: De cor branca e marrom.
Erva: Alevante, abre caminho, manjerição, alfavaca, bananeira, erva de S. João
Planta: inhame,quiabo.
Bebida: Vinho tinto.
- Xangô - A Justiça
O Equilibrio da Justiça no Ritual de Umbanda
O sentido com que vamos nos referir à Justiça não é
aquele como ela é entendida pelos homens, mas sim como os guardiães dos mistérios sagrados a entendem e executam.
Muitos já a interpretaram como aqui também faremos. Porém procuraremos fazê-lo
de uma forma simples, pois nosso desejo é simplificar para aperfeiçoar o que
está muito complexo, e não o contrário.
Vamos começar dizendo que existem dois Livros:
o Livro Branco e o Livro Escuro!
Damos o nome de "Livro" aos dois lados da
mesma moeda: a Luz é o Livro Branco; as Trevas, o Livro Escuro.
O positivo e o negativo, o alto e o baixo, o amor e o
ódio, o bem e o mal, a visão e a cegueira, a criação e a destruição.
Estes são, portanto, os "dois livros": o branco e o escuro, a ascensão e a queda.
Tudo o que é escrito em um deles, por nossas palavras
e ações, é automaticamente anotado no outro.
O que fazemos na Luz, as Trevas anotam; o que fazemos
nas Trevas, a Luz anota. Estes são os dois lados do equilíbrio. Nada passa em
nossa vida que não esteja anotado nesses livros.
Todos os homens possuem esses dois lados. Se agirmos
com o máximo de timidez e discrição para não sermos notados por seus escribas,
provavelmente estaremos registrando nossa omissão nos livros ela Lei. Então,
devemos procurar entender a Lei elo Equilíbrio que rege o Ritual de Umbanda.
Vamos a ela:
• Ninguém pode desafiar o Criador sem responder com a
anulação do seu livre-arbítrio.
• Ninguém pode desafiar as Trevas sem pagar o seu
preço, que é viver o horror dos seus tormentos.
• Ninguém deve usar o poder da Luz em benefício próprio,
se antes não conhecer o poder das Trevas.
• Ninguém pode usar o poder das Trevas, se antes não
conhecer o poder da Luz.
• Quem vive para a Luz, habita na Luz e reina sobre
as Trevas.
• Quem vive para as Trevas, por elas é habitado e
padece quando exposto à Luz.
• Quem menospreza as Trevas não conhece o poder de
equilíbrio e é um falso conhecedor da Luz.
• Quem menospreza a Luz desconhece o seu poder, e
ainda não está preparado para absorvê-la.
• Quem se entrega à Luz, deve sempre lutar contra as
Trevas.
• Quem se entrega às Trevas, foge da Luz onde quer
que ela exista.
• Quem se furtar a servir à Luz ou às Trevas,
pertencerá a quem habita o meio, isto é, a ninguém.
• Quem é de ninguém, e vive no meio, sofre o choque
de cima e de baixo; quem é de ninguém, a ninguém pode pedir proteção.
• Quem não tem uma lei a regê-lo, será regido pelos
sem lei.
• Quem ama a Luz, pelas Trevas será tentado.
• Quem vive nas Trevas, à Luz terá afrontado.
. Quem serve à Luz, com a Luz será servido.
• Quem serve as Trevas, com elas será servido.
• Quem distribui a Luz, às Trevas terá vencido.
• Quem distribui as Trevas, à Luz terá ofendido.
• Quem à Luz procura, pelas Trevas será confundido.
• Quem procura as Trevas, à Luz não terá conhecido.
• Quem busca as Trevas, pela Luz será abandonado.
• Quem busca a Luz, o poder das Trevas terá sentido.
• Quem foge das Trevas, na Luz será acolhido.
• Quem foge à Luz, o manto das Trevas terá estendido.
• Quem nutre as Trevas, na Luz não será nutrido.
• Quem nutre a Luz, às Trevas já terá nutrido.
• Quem busca o equilíbrio já foi desequilibrado.
• Quem se equilibra, jamais será um desequilibrador.
• Um equilibrador poderá ser desequilibrado, se não
tomar cuidado com os seus passos, pensamentos e sentimentos íntimos.
• Quem doar sua luz, a ela terá aumentado.
• Quem apagar a luz alheia, à sua própria estará
apagando.
• Quem menosprezar o poder das Trevas, pela Luz será
menosprezado.
• Mas quem menosprezar o poder da Luz, pelas Trevas
será tragado.
• Quem quiser
combater as Trevas, precisará ter a Luz em si mesmo.
• Quem combater a Luz, terá as Trevas à sua volta.
• Quem não se mantém na Lei, pela Lei é marcado.
• Quem pela Lei é marcado, traz nesta marca o seu
pecado.
• Quem esconde sua marca tenta ocultar o seu pecado.
Quem expõe
sua marca quer se redimir do seu passado.
• Quem se redime do seu passado trouxe a Lei para seu
lado.
• Quem foge da Lei, pela Lei será abandonado.
• Quem desafia a Lei, pela Lei será castigado.
• Quem serve à Lei, pela Lei será amparado.
• Quem se oculta à Lei, pela Lei será ocultado.
• Mas quem revela a Lei, pela Lei será revelado.
• Quem busca a Lei, pela Lei será encontrado.
• Quem encontrar a Lei, irá querer viver a seu lado.
• Quem vive a Lei, à Luz terá encontrado.
• Quem encontra a Lei, às Trevas terá abandonado.
• Mas quem serve a Lei, terá as Trevas dominado, e
por elas não será subjugado.
• Quem domina as Trevas, faz delas um aliado.
• Quem usa isso com equilíbrio, já terá se
equilibrado.
• Quem não desafia as Trevas, por ela não será
atormentado.
• Quem não se serve das Trevas, pela Luz não será
incomodado.
• Quem não sofre o incômodo da Luz, pelas Trevas não
será castigado.
• Quem caminha
com equilíbrio, tanto tem a força da Luz como a das Trevas ao seu lado.
• Quem sofre o choque, tanto da Luz quanto das Trevas,
será logo desequilibrado.
• Quem sobe a montanha da Lei, à Lei terá encontrado.
• Mas quem dela foge, é porque a terá desrespeitado.
• Quem não sabe o que está escrito nas Tábuas da Lei,
pela Lei será ignorado.
• Quem não compreende o sentido da Lei, não o tem
procurado.
• Mas quem o procura, à Lei já deve ter encontrado.
• Quem sabe o sentido da Lei, vive sob o seu legado.
• Quem traz a Lei, é por ela abençoado.
• Quem traz a bênção da Lei, pela Luz é amparado.
• Quem pela Luz é amparado, não caminha para o outro
lado.
• Quem pesa a Lei, pela Lei será pesado.
• Quem conhece o peso da Lei, por ela já foi
esmagado.
• Quem se levanta diante da Lei, à Lei está
submetido.
• Quem se ajoelha diante da Lei, conhece-a, e a ela
está subjugado.
• Quem à Lei se submete, está por ela amparado.
• Quem a Lei ampara, jamais será dobrado.
• Quem a Lei dobra, jamais a esquecerá.
• Quem
da Lei se esquiva, pelas trevas irá caminhar.
Eis aí alguns
mistérios de Xangô, o Orixá da Justiça, o Guardião dos Mistérios da Justiça,
Senhor do Fogo, e como tal age quando decide punir os que afrontam à Lei.
Muitos que caminham na escuridão deveriam conhecer
Xangô, o Orixá da Justiça Divina. Então descobririam o seu significado: a Lei é como rocha. Mas ninguém
caminhará seguro se seu peso estiver sobre seus ombros, e lentamente se sentira
aniquilado.
Que todo o mediador entre os dois planos da vida
saiba onde está a linha do equilíbrio que deve trilhar para não ser desamparado
por Xangô.
Como Guardião do Ponto de Força da Justiça, ele sempre estará disposto a nos ouvir.
Se a nossa demanda for justa, ele nos
amparará; se for injusta, nos esclarecerá. Se ainda assim não O ouvirmos, aos
rigores da Lei seremos chamados.
O seu reverso são os rigores da Lei. Sua luz é o
amparo, seu fogo é a purificação, pois somente no fogo o minério bruto e
imperfeito é fundido para depois ser amoldado. Tendo têmpera, será então
remodelado, e à Lei se submeterá.
Que ninguém
use os mistérios da magia para prejudicar a quem quer que seja, porque
senão irá passar pela balança de Xangô,
o orixá da Justiça. E o peso da Lei atira qualquer um nas Trevas.
Que todos saibam que os Orixás que incorporamos sob os nomes de "Xangôs" são os
mesmos que pesam as nossas ações, boas ou más, não importa. O que importa
realmente é nos aconselharmos com eles.
Eles não se negarão a nos ensinar tudo sobre o Livro Branco e o Livro Escuro.
Talvez, de todos os orixás, Xangô, apesar de sério e calado, é quem mais
goste de "falar" sobre a Lei. Todos que tiverem paciência para
procurá-lo, serão lentamente envolvidos por seus fluidos energéticos
equilibradores e serão esclarecidos.
Que ninguém atire uma pedra em seu semelhante, pois
poderá estar afrontando o Senhor da justiça. Que ninguém demande contra o
semelhante, pois poderá estar demandando contra o próprio Senhor da Justiça
Divina.
Se todos procurassem conhecer os mistérios de Xangô,
iriam agir com equilíbrio para não serem inscritos no Livro Escuro. Quando
alguém é inscrito nele, será executado de acordo com o que foi anotado no Livro
Branco.
Eis por que existe o Xangô da Pedra Preta e o Xangô
da Pedra Branca. O da Pedra Branca
ampara, enquanto o da Pedra Negra executa.
Existe também o Xangô
das Cachoeiras que purifica, assim como o do Fogo, que queima o que há
de ruim em nós, como também o da
Terra, que ampara os que caíram, aguardando que despertem.
Existe também o
dos Raios, que é quem nos traz as leis divinas do Alto até a terra, assim
como o Xangô do Tempo, aquele que
julga a duração das penas da Lei.
Estas são algumas formas de agir do Guardião da
Justiça.
Que ninguém desafie a Lei Divina, senão encontrará
muitas pedras no seu caminho. Todas elas colocadas pelo Senhor Xangô, o Orixá
da Justiça e do Fogo Purificador dos Pecadores.
Texto retirado do Livro Umbanda Sagrada, Rubens Saraceni
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