Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

terça-feira, 24 de março de 2015

34- OXOSSI

Oxossi de Jerry D'oxossi
OXOSSI NA UMBANDA É SINCRETIZADO COM SÃO SEBASTIÃO


 Oxossi, orixá das matas e da caça, conhecido também por suas vitórias contra a demanda.  Oxossi é o orixá do trabalho (empregos) e da linha da cura. Muitos caboclos trabalham nessa linha, pelos seus conhecimentos contra as doenças terrenas. Por ser caçador, também é conhecido por suas vitórias contra as demandas. Oxossi é representado nos terreiros pelos nossos queridos caboclos. Características de seus filhos: meio fechados, gostam de viver no seu próprio meio, contemplam a natureza, são pessoas desconfiadas, mas  quando confiam são amigos fiéis.  Quando atacado custa revidar. Quando o faz se torna perigoso. O filho de Oxóssi é talvez o mais equilibrado. Para que sua vida melhore, deve despertar aquele gigante que habita sua essência, o que o tornaria mais disposto a encarar as suas próprias dificuldades. 
Cor: Verde claro, Verde flor ou Verde-bandeira.
Guia: Contas de cristais verde ou verde e branca.
Vestes: Roupas verdes e branca ou totalmente verdes.
Flores: Samambaia, folhagens e flores em geral.
Plantas: alecrim, alfazema, arruda, guaco, guiné, incenso, pitanga, flamboiant.
Local:Matas e floresta
Saudação: é oke arô, okê caboclo
Dia:quinta-feira
Chacra atuante: esplênico
Número: 5
Símbolo: é o arco e a flecha
Bebida: Cerveja preta, vinho

Blog Lar Umbandista Pai Xangô Caboclo Pena Branca


  • Oxóssi - o Conhecimento
O Guardião do Ponto de Força da Natureza Vegetal

Quando falamos em Natureza, logo nos vêm à mente as florestas, as matas e os bosques, enfim, tudo o que é puro, ainda não destruído pelas ações do homem, racional, mas predador por excelência.
Quando falamos em Oxóssi, logo nos vêm à mente os caboclos.
Na Umbanda, os caboclos têm uma função relevante, pois são eles que assumem a frente nas linhas de trabalho dos médiuns. Os caboclos são o elo de ligação do médium com os orixás.
Tudo o que dissermos a respeito dos caboclos será pouco em relação ao intenso trabalho que realizam.
Muitos pensam que eles são somente os guias altivos e altruístas da Umbanda. Nada disso! A realidade é bem diferente.
 Os caboclos de Oxóssi são todos doutrinadores no astral.
Seu campo de ação é imenso. Temos caboclos trabalhando em todas as sete linhas, cada uma com uma vibração própria. Existem centenas de nomes de caboclos. Muitos são conhecidos, famosos mesmo, outros quase não se apresentam por seus nomes.
 Cada mediador de Umbanda tem em sua linha de força um caboclo doutrinador, muitas vezes desconhecido do próprio mediador.
E por que acontece isso?
Porque o trabalho desses doutrinadores raramente é realizado quando estão incorporados. Esta qualidade só é mostrada ao médium quando o mesmo firma suas linhas de força para o trabalho de choque. Só então lhe é revelado o verdadeiro doutrinador que o acompanha, e que traz consigo uma infinidade de outros espíritos com essa função, muitos doutrinados recentemente. Quantas entidades que se apresentam como baianos, boiadeiros, marinheiros ou Exus não foram doutrinados por caboclos?
 Nas linhas de caboclos estão ocultos sob formas plasmadas grandes sacerdotes desencarnados já há muitos séculos, muitos sábios, filósofos, professores e sacerdotes dos mais variados rituais, alguns já em fase de extinção.
Vamos explicar mais um pouco o que é a Umbanda e suas linhas de força no astral.
O movimento dessas linhas de força envolve todo o globo terrestre.
Se por acaso um mediador estiver no continente europeu, e for a uma cachoeira fazer uma oferenda à Orixá Oxum, uma infinidade de espíritos, que não militam no movimento umbandista que se faz no Brasil, acorrerão para assistir, pois lá como aqui o ponto de força da Natureza sob a guarda da Orixá Maior Oxum, a cachoeira, tem à sua volta legiões de espíritos afins. Não é só no Brasil que a cachoeira é um ponto de força da Natureza, no mundo todo ela o é.
Então, voltando às matas e aos caboclos que incorporam nos mediadores, chegamos ao Orixá Oxóssi, um dos ancestrais místicos, essência pura do Criador, que atua através do ponto de força da Natureza, as florestas.
Sob o domínio de Oxóssi existem milhares de falanges de trabalho, todas elas com suas ordens e campo de ação próprios.
Para quem tem o dom da vidência, é lindo entrar em uma mata e ver a infinidade de espíritos que ali habitam. Não são apenas de "índios", mas uma infinidade de espíritos. Isso porque as árvores em particular, e as plantas em geral, emitem uma radiação astralina positiva, energizadora, purificadora e curadora.
 Complicado? Nem tanto.
As matas emanam uma energia etérea que é muito utilizada para curas espirituais. São as essências etéreas das ervas que lá existem, e que são usadas pelos espíritos na cura das almas doentes.
Almas estas que ainda sentem os efeitos das doenças materiais, ou doenças do corpo humano carnal que já possuíram.
Vejamos os índios: quando foram encontrados pelos europeus, não tinham as suas doenças contagiosas, nem sofriam das chagas que os brancos europeus tinham, e não sabiam como curá-las.
Isso se deve à poderosa radiação que emana das árvores, e que torna o ar saudável, não propagador de doenças. Sua poderosa radiação atua através dos poros, tornando-os impregnados de fluidos puros e eliminadores de certas bactérias.
Certos rituais naturalistas dizem que ao abraçarmos uma árvore esta absorve todas as energias negativas ao redor de nossa aura.
O contato com a água de cachoeira limpa a aura, assim como o mar também a limpa e fluidifica. Mas o contato com as árvores limpa, fluidifica e impregna os nossos poros e chacras com o seu fluido, que age como um poderoso antibiótico contra as larvas astrais. Aí reside o mistério do poder regenerador das árvores.
Certas plantas, tais como as rosas, são emissoras de radiação benéfica, mas de efeito pouco duradouro e, como a arruda, são muito sensíveis às cargas de radiação negativa e podem morrer se a descarga for muito forte.
Já as árvores não. Elas absorvem a carga de radiação negativa e a descarregam na terra ou lançam-na no ar, onde ela se desfaz. A seguir começam a emitir os seus fluidos benéficos que aos poucos vão nos impregnando com seu poder curador.
Por que os passeios em bosques são tão bons?
Por tudo o que foi dito. O efeito se faz sentir sem que as pessoas percebam. É a Natureza agindo em benefício de quem não conhece o seu poder benéfico, e até a destrói quando dela se aproxima.
Quantos não pisam ou arrancam pequenas mudas de árvores quando caminham nas matas? Se soubessem o dano que estão praticando, não fariam isso.
As árvores não só são purificadoras do ar, como também são emissoras de fluidos etéreos vivificantes, que são levados pelas correntes energéticas espirituais que alcançam não só a crosta terrestre, pois penetram em outras dimensões da vida.
Essas correntes energéticas espirituais fazem circular no sentido sul-norte, através do campo magnético, os fluidos etéreos que purificam a crosta terrestre, e no sentido norte-sul, os fluidos etéreos que a vivificam.
Quando no sentido sul-norte, as correntes contínuas vão purificando o globo e todas as irradiações pesadas são diluídas. São correntes magnéticas espirituais de uma força não mensurável pelo homem.
Num futuro longínquo, quando uma nova era chegar, detectarão essas correntes através de aparelhos sensíveis. Mas, até lá, muitos duvidarão de sua existência.
Quando no sentido norte-sul, elas vão derramando sobre a crosta fluidos microscópicos que são em grande parte absorvidos pelas plantas durante a noite. Isso faz com que as plantas mantenham uma "aura" forte, e que sejam utilizadas por milhões de seres elementares da Natureza, que absorvem sua seiva vital etérea como alimento. Qual é o alimento que por si só, sem adição de mais nada, pode se comparar ao mel das abelhas (que o produzem a partir de uma pequena parte das plantas, o pólen das flores)? Não há outro alimento tão perfeito. Não se deteriora, não apodrece, não cheira mal, apenas se cristaliza.
Eis o poder das matas, das plantas em geral e das grandes florestas.
Tudo o que foi comentado até agora, foi para podermos explicar o campo de ação de Oxóssi, o Guardião do Ponto de Força da Natureza, as Florestas. Seu campo é o Vegetal. Nas matas sua energia é extraordinária.
Voltando aos caboclos, eles são os agentes de Oxóssi, a força cósmica, o guardião místico ancestral do ponto de força da Natureza, as matas.
Os caboclos são espíritos já com alto grau evolutivo, oriundos de todos os povos.
 Encontramos caboclos índios verdadeiros, e também aqueles que plasmam esta forma por causa da afinidade que têm com as matas.
 Um árabe, criado no deserto escaldante, não é um "índio". Mas os templos de Umbanda os recebem aos milhares, pois, com o saber dos séculos e depois de doutrinados pelos orixás menores de Oxóssi, tornam-se bons guias espirituais.
O mesmo acontece com religiosos de outras partes do planeta que, quando necessário, plasmam essa forma para melhor desempenhar suas funções dentro do Ritual de Umbanda.
Eis por que esses guias não falam uma palavra sobre ou contra outros rituais, e os filhos de Umbanda não têm qualquer preconceito religioso ou de raça. Nos seus templos, todos são aceitos. Tanto faz quem venha até eles, o importante é o que os levou até ali. Isso é o que importa!
Se outras religiões quisessem, aprenderiam muito com o Ritual Sagrado de Umbanda.
A primeira coisa que aprenderiam seria a reverência para com toda a Criação Divina. A segunda seria a caridade sem limites, tal como os mediadores a praticam. Não olham o risco que correm ao lutar contra as forças das Trevas. Isto sim é caridade'
Isto é O que fazem os médiuns de Umbanda: quando faltam forças a alguém, eles o auxiliam até que ele se refaça. Depois que a pessoa já está fortalecida, eles se afastam sem exigir que ela se converta ao seu ritual. A caridade não tem preço, nem recompensa material e não implica conversão religiosa das pessoas.
Temos também a humildade: para praticar o seu ritual precisam apenas de um templo simples, que possa acolher os muitos mensageiros espirituais.
Onde esses mensageiros se manifestam?
No templo vivo, que é o próprio médium.
Eis a humildade maior que alguém pode demonstrar diante do Criador: anular a si próprio para que os "Espíritos Santos", os guias e mensageiros possam cumprir melhor suas tarefas, além de absorver em seus corpos as cargas negativas (para posterior descarga) que
acompanham os consulentes. Estes são atos de auto-anulação em prol do semelhante que demonstram o que é a mais pura caridade.
Que Oxalá, em toda a sua generosidade, os abençoe sempre, irmãos! Os oráculos vivos um dia terão a sua recompensa no astral.
E com quem eles aprendem tudo isso?
Com os caboclos doutrinadores de Oxóssi, que estão espalhados por todas as sete linhas de Umbanda, atuando em harmonia com os reinos elementares da natureza.
Os espíritos de alta hierarquia são simples e nobres, e gostam da simplicidade do ritual.
Isso é algo que todos deveriam saber.
Oxóssi é isso, e muito mais. É na irradiação benéfica das "matas" que espíritos sofredores são curados, doutrinados e encaminhados às outras linhas de força para que possam caminhar rumo ao Doador da Vida, Olorum!
 Texto retirado do Livro Umbanda Sagrada, Rubens Saraceni

OXOSSI CAÇADOR DE JERRY D' OXOSSI
imagem retirada da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário