Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

terça-feira, 24 de março de 2015

31- OXALÁ



Oxalá sincretizado com Jesus
Oxalá de Jerry D'Oxossi

Oxalá é a autoridade suprema na umbanda, recebendo ordens apenas, de seu pai Zambi/ Olorum (Deus). Ele é quem comanda as entidades, para nos ajudar. Sua imagem é sincretizada com a de Jesus Cristo (na umbanda geralmente sem a cruz e de braços abertos). Oxalá não incorpora na umbanda .
Cor: branca.Suas plantas são: alecrim, boldo, alfazema, eucalipto, algodão, girassol, louro.
Flores: brancas em geral (copo de leite, lírio,rosa branca...). A guia de Oxalá é composta por contas de cristal transparente ou miçangas brancas.
Dia da semana de melhor vibração: sexta-feira
Chacra atuante: coronário
Planeta regente: Sol
Cor vibratória: cristalino, com raias douradas
Cor representativa: branco (roupas, etc.)
Saudação: Aê-Babá / Babá-Ekê/ Epa Babá
Amalá: para Oxalá não se dá amalá, faz-se agrado com uma mesa de frutas, que não podem ter espinhos nem farpas como manga, abacaxi, morango, carambola, cajá-manga, etc. 
Otí : água mineral, vinho branco e vinho tinto (Sangue de Cristo)
Local de entregas: campo gramado, limpo
  
  • Oxalá- A Fé
A Luz que Equilibra a Humanidade

Falar de Oxalá é falar de algo que é para ser sentido, não tocado.
Oxalá não tem um ponto de força específico na Natureza.
 Ele é a luz que equilibra a todos nós. Não é possível dizer o que é Oxalá como força divina atuante no globo terrestre.
Ele atua no Ritual de Umbanda como o maior dos orixás. Seu poder não tem lugar para se manifestar. Todos os lugares são seus.
Se vamos ao mar ou aos campos, às matas, às pedreiras, ao campo santo ou às cachoeiras, lá está Oxalá, reinando acima de tudo e de todos.
Seu poder não tem limites e, por ser assim tão poderoso, é invocado para equilibrar manifestações ou para devolver o equilíbrio tanto do espírito quanto do corpo.
A Ele importa o que pensamos ou fazemos. Ao final, todos teremos que prestar contas dos nossos atos à Lei. E Oxalá é a própria Lei em execução.
Muitas lendas tentam explicar algo sobre Ele, mas o que conseguem é fazer uma descrição que é só um reflexo de seu poder de atuação. O que podemos dizer de Oxalá é que é o Logos, o regente do nosso planeta. Sua força de atuação é o Ar e o Tempo. É Ele que nos dá o oxigênio que permite a Vida.
As entidades que trabalham na Linha da Fé do Ritual de Umbanda são todas comandadas por Oxalá. As Sete Encruzilhadas, ou os Sete Caminhos, pertencem a Ele. Qualquer caminho que sigamos, vamos sempre estar em um caminho Seu.
 Quando subimos é porque Ele está nos chamando, e quando caímos é porque o desagradamos ou dele nos afastamos.
Ninguém consegue penetrar em seus mistérios. Nunca podemos saber os seus desígnios. Tudo é oculto. Os seus mistérios não são revelados. Quando achamos que penetramos em algum desses mistérios, logo somos surpreendidos, e verificamos que estávamos apenas sendo testados.
Os trabalhos realizados sob as ordens de Oxalá são sempre doutrinadores. As entidades que atuam no Ritual de Umbanda sob seu símbolo, a Estrela de Cinco Pontas, são todas milenares. É muito raro encontrar alguma que tenha desencarnado a menos de setecentos anos.
Por que isso?
É que, após o desencarne e posterior reequilíbrio, um espírito tem que percorrer todas as linhas de força do Ritual de Umbanda para só então poder atuar na Linha de Oxalá, a Linha Branca. Quando a entidade atinge este grau, é porque já conhece todos os pontos de força da Natureza e seus campos de atuação. São de um equilíbrio maravilhoso, suas palavras transmitem um saber que não deixa uma fresta para se contra-argumentar. São de um saber sedimentado com o tempo: O saber da Lei do Equilíbrio e da Fé.
São todos grandes iniciados nos mistérios maiores, e por isso mesmo muito discretos quando atuando no dom mediúnico de incorporação oracular. Geralmente trabalham nos templos como arregimentadores de espíritos ainda não despertos para uma vida superior.
Poderíamos falar muito a respeito das linhas de trabalho que atuam sob as ordens de Oxalá, mas nunca D'Ele próprio.
 Podemos dizer apenas que Oxalá é Luz, Vida e Fé. Sua força e seu poder se mostram quando somos movidos pela Fé. Por isso Ele é o chefe da Linha Branca, e esta é a sua cor. Branco porque não recebe influência de nenhuma outra linha de força, e atua de uma forma imperceptível sobre todas as linhas.
Branca também é a cor das vestes dos mediadores de Umbanda. Branca é a pemba que é usada para riscar os pontos de concentração de forças dos guias espirituais ou de expulsão de forças negativas que possam estar perturbando o ambiente.
Tudo isto é Oxalá.
 Como força cristalina ou do tempo, atua através do Ar, um dos elementos fundamentais. O Ar alimenta o Fogo, pois sem ele não é possível a uma chama permanecer acesa; sem o Ar, a água se torna putrefata, e não pode ser utilizada como doadora da Vida. Que o digam os rios mortos pela poluição, em que a vida desaparece por completo.
Por tudo isso dizemos que o Ar, quanto mais puro, mais é saudável.
O mesmo dizemos a respeito de Oxalá: quanto mais puro o ideal, mais próximos D' Ele estaremos. Não são necessários mitos ou lendas para representarmos o seu arquétipo. Simplicidade é sua qualidade maior.
A Fé é o atributo mais apreciado por Ele. A Humildade é aquilo que mais exige de nós. A Bondade é a melhor forma de nos apresentarmos diante D'Ele. Simplicidade, Pureza, Humildade e Bondade são Sua essência. Tudo o mais são formas rituais de cultuá-Lo.
Isto é Oxalá, que também é muito mais.
Quem quiser descobrir como é o Orixá Oxalá, que comece por adquirir os seus quatro atributos fundamentais: Pureza, Bondade, Humildade e Simplicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário