Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

terça-feira, 24 de março de 2015

20- O MEDO DA " INCORPORAÇÃO" NO TERREIRO. Novos textos

IRRADIAÇÃO: ESPÍRITO, DUPLO ETÉRICO DO MÉDIUM E CORPO FÍSICO DO MÉDIUM
 O TRANSE NO TERREIRO OU MANIFESTAÇÃO MEDIÚNICA NA UMBANDA PODE CAUSAR CONFLITO E RECEIO EM MUITOS INICIANTES.

foto retirada da internet, gira de desenvolvimento na umbanda

INCORPORAÇÃO:


O ato de incorporar não é simples. Um espírito não “entra” em nós como entramos em um carro. Na verdade a plena incorporação leva tempo e precisa estabelecer outros processos anteriores. Um deles é a irradiação. O que isso significa? É o período de tempo variável que as entidades irradiam suas vibrações no médium, preparando seus corpos sutis para posteriores incorporações. Nessa etapa o médium pode captar a vibração da entidade e ter contato fluidicamente com o corpo astral da entidade. Isso dará ao médium uma impressão de como é a entidade, como ele a sente. Ele pode nessa fase captar muitas idéias vinda das entidades, mas pode se confundir muito com seus próprios pensamentos. Pode sentir uma forte força o conduzindo a andar, sentar ou manipular algo. Ele sente muitas reações corporais; suor, tremores, mãos frias e molhadas, ou calores, falta de noção de espaço e possível visão embasada, além de dormência, taquicardia, fraqueza nas pernas, tonteira, torpor, dor em determinadas áreas do corpo. Esses são alguns sintomas que se pode sentir. Essas reações são variáveis de pessoa pra pessoa, resultado da manipulação energética que as entidades operam em seus médiuns. Muitas vezes desobstruindo chakras, reparando buracos na aura, além de estarem preparando as áreas responsáveis para estabelecer futuras incorporações.
A ansiedade, medo, angustia e esclarecimento, pode dificultar essa fase, pois é médium não se permite inconscientemente as vezes, receber de forma plenas essas irradiações e bloqueia. Mas com o tempo a entidade consegue preparar seu pupilo para estabelecer uma conexão satisfatória para uma incorporação.
O que você pode fazer para melhorar e captar bem as irradiações e a transição para as incorporações?
Quando o médium sentir as primeiras ações de sua entidade, é aconselhável que tente esvaziar a mente de pensamentos, perguntas, dúvidas e medos. Se concentre em deixar o corpo leve, sem tensões. Ele pode ter visões nessa fase, o que pode ser imagens lançadas ao médium pela própria entidade. E quanto mais relaxado e livre de pensamentos ele tiver, mas vai sentir sua entidade e interagir com ela.
Ao iniciante, chega sempre um momento que é difícil distinguir o que são suas idéias, ações das entidades ou reações dele mesmo. Uma incorporação se estabelece quando o médium perde parcial ou total força sob seu corpo e este passa a ser dirigido por uma força estranha a ele. O médium não comanda o seu corpo, e se tentar sentar, caminhar, agir normalmente não irá conseguir. Uma coisa meio que incoerente que muitos textos passam é que a consciência ou inconsciência está atrelada a domínio do corpo físico. Mas uma coisa não se relaciona com outra. Na prática podemos verificar isso. Porque a maioria dessas literaturas que abordam mais este assunto, são literaturas de origem espíritas. Mas devemos colocar que a dinâmica das manifestações mediúnicas nos centros espíritas, são um tanto diferentes das manifestações dos guias espirituais de religiões afro-ameríndias. O grande contingente de ações mediúnicas nos CEs é de espíritos obsessores e sofredores para receberem orientações e doutrinação. Ou seja, a natureza do espírito é completamente diferente e as manifestações ocorrem via mental, sem que o espírito tome o controle corporal do médium. Porém as entidades, de natureza diferente de espíritos de baixa vibração, agem em nosso corpo e centros de força, estabelecendo a incorporação de fato. O que somente pode ocorrer vinda de espíritos inferiores quando se estabelece uma possessão, porém este é um caso atípico de médiuns descontrolados e em processos graves de obsessão e não num médium equilibrado, já apto a exercer sua função num centro espírita. Ou seja, a natureza mediúnica nas duas searas é diferente.
Quando o médium de umbanda perder o controle de seu corpo, e perceber uma força o conduzindo de forma equilibrada, controlada e ordenada, a entidade estabeleceu uma excelente sintonia com o médium. Dentro desse panorama, a entidade pode demorar um pouco pra falar, mas não é via de regra. O médium vai perceber que as idéias lhe chegam e são pronunciadas de forma rápida, sem que fique perdido em pensamento e reflexões para depois falar. A fala da entidade é direta. Muitas vezes no inicio, as palavras podem passar pelo mental do médium antes de serem ditas, mas com o tempo, isso torna-se praticamente automático. E muitas vezes vocês vão passar pela situação de pensar uma coisa e da sua boca, sair outra completamente diferente. É a entidade que está no controle e não você.
Voltando a questão de inconsciência x controle do corpo. Como falei, alguns escritores alegam que o médium somente perde o controle de seu corpo, quando ficam inconscientes. Mas na prática vemos que isso não procede. O médium pode perder completamente o domínio de seu corpo e ser tomado pela entidade e estar perfeitamente consciente, vendo e ouvindo tudo. O que ocorre é uma perda de noção tempo-espaço, além da sensibilidade corporal que se altera. Dentro de um escala pra mais ou pra menos, respeitando obviamente as leis da física e materiais, o médium fica mais resistente ao calor e ao frio, assim como suas necessidades fisiológicas ficam alteradas. Ele pode passar muitas horas sem ir ao banheiro, sentir fome, ou cansaço. Pois não somente seu sistema metabólico como outros sistemas se altera. Mas qualquer desarranjo ou desconforto corporal que o médium esteja sentindo pode afetar e atrapalhar . Por isso é tão importante cuidar do corpo, alimentação e fazer os resguardos para que tudo esteja equilibrado para que a entidade tenha um “aparelho” satisfatório para trabalhar. Pois água limpa em copo sujo, jamais será de boa qualidade para o consumo. Limitações físicas e descuidos podem comprometer o nível e intensidade do domínio da entidade em seu médium, ou seja, na incorporação. Médiuns em idade avançada, as manifestações são simplesmente mentais, pela fragilidade do corpo físico.
Como vocês podem perceber o nosso corpo é exigido nos processos de incorporação. E nós somos responsáveis por estar cuidando para sermos bons e viáveis veículos para nossos guias. Então não dependem somente delas, mas de nós também, pois quanto mais disciplina e prática tiverem, mais firmes será suas atividades no terreiro. E todos só têm a ganhar com isso; entidade, médiuns, terreiro, irmãos da corrente, assistentes e a nossa Umbanda.

Texto retirado do grupo fechado Umbandistas ( Facebook), por MF.

  •   MEDIUNIDADE DE TERREIRO:
 Um dos maiores medos para o médium deseducado é a própria catarse – “possessão” – pelo fato de não querer perder o controle de si mesmo, aliado à demonização das religiões mediúnicas existente no inconsciente coletivo, pois na sua cabeça ou imaginação significa que a manifestação é uma coisa “ruim”, até do "demônio", acompanhada de uma espécie de “apagão” - anestesia geral -, bloqueando seus sentidos, audição, visão, tato, olfato e paladar. Isso não mais ocorre, a perda total da consciência, e justamente são esses sentidos alterados, mas conscientes, que os espíritos utilizam para o perfeito transe ou manifestação, quando devidamente educados, objetivando o aconselhamento espiritual. O medo ativa o psiquismo negativamente, interferindo na integração mediúnica com a entidade.
A manifestação é uma questão de sensibilidade preexistente, de antes da reencarnação, e que exige sintonia e entrega do médium, podendo ter variações de uma pessoa para outra. O ambiente do terreiro, ritualizado com método e disciplina, pode oferecer a segurança necessária com o tempo devido de prática.
Para melhor compreensão das diversas variações da manifestação, vamos comparar o transe a uma tomada de energia. Os médiuns são “iguais” a vários aparelhos eletrodomésticos. Se tomarmos uma geladeira e colocarmos na tomada ela vai refrigerar, mas se colocarmos um ferro elétrico ele vai esquentar; um ventilador, ele vai girar e fazer vento, e assim sucessivamente. Conclusão: o método ritual disciplinador é o mesmo para todos, mas a ligação é interna de cada um; são consciências milenares e diferentes entre si, cada um dando o que possui no seu inconsciente ancestral. Cada indivíduo emana a essência de sua ancestralidade espiritual.
Em caso de qualquer dúvida ou conflito, procure sempre ajuda de dirigentes sérios, pessoas com experiência prática na mediunidade de terreiro e que sejam “abertas” ao estudo. Todos os iniciantes precisam de orientação para compreensão adequada do transe ou manifestação mediúnica no seu início, e todos nós por toda a vida: nunca estaremos “prontos”, pois somos eternos aprendizes.

Texto retirado da página do  Facebook Pérolas de Ramatis, intitulado MEDIUNIDADE DE TERREIRO. 


23 comentários:

  1. OLA TENHO UM CERTO MEDO PENSO ASSIM : E SE ELE NAO VIM ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Edgley tenha paciencia e confie em seus guias e em seu terreiro. Tds passamos por isso. Vc vera que com o tempo suas entidades irao te mostrar que estao ai sim lhe dando mais confiança....axe

      Excluir
  2. POSSO PRATICAR A IRRADIAÇAO NO TERREIRI EM VEZ ENQUANDO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu terreiro não tem um dia especifico só para o desenvolvimento dos médiuns iniciantes? geralmente, é nesse dia que se faz a gira de desenvolvimento do médiuns iniciantes. Mas sim, é dentro do terreiro que vc deve cuidar da sua mediunidade, nunca faça isso sozinho em casa....axé

      Excluir
  3. OLA TENHO UM CERTO MEDO PENSO ASSIM : E SE ELE NAO VIM ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Edgley. Super normal esse receio..."Ah se não vir, se for eu mesmo", etc.....isso com o tempo vai passar, confie em seus dirigentes e nas entidades chefes da casa que eles vão te orientando e com o tempo vc vai sentir mais confiança. A insegurança é bem normal, e não temos certeza se estamos fazendo certo....não tenha pressa, que é inimiga da mediunidade....relaxa e deixa as coisas irem acontecendo,,,,axé

      Excluir
  4. Boa noite eu comecei num terreiro ontem porem ainda to com medo de receber as entidades o que devo fazer alguem pode me da uma ajuda ou msm uma orietaçao

    ResponderExcluir
  5. Boa noite eu comecei num terreiro ontem porem ainda to com medo de receber as entidades o que devo fazer alguem pode me da uma ajuda ou msm uma orietaçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosane. super normal essa insegurança. tds passamos por isso. Por isso temos as giras de desenvolvimento para aos poucos nos dar mais segurança. Aoenas confie em suas entidades e nos guias-chefes de seu terreiro. eles estao te acompanhando e com o tempo as entidades vao te mostrar que estao sim com vc....axe

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Desculpem a demora ao responder. estou sem computador....axe

    ResponderExcluir
  8. Adorei suas informações, mas meu problema é que fico em transe por muito tempo, demoro de voltar ao normal e vejo tudo e não falo nada, não consigo enxergar as pessoas direito e fico adormecida, o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livia....se vc esta em um terreiro com os guias chefes...converse com eles, mas o desenvolvimento é pra isso mesmo....não é automatico, rapido.....muitas vezes é demorado....vc esta entrando em conexão com o mundo espiritual e com suas entidades....nada fora no normal....cada um é diferente do outro.....tenha paciencia e confie em seus dirigentes.....axé

      Excluir
  9. Ola...
    Sou flavio de BH.MG.
    Eu tive uma experiencia de posseção ,algo dentro de mim me fez procurar uma casa de umbanda,pois.estava com pensamentos relacionados à pomba gira...fui atendido por vovó conga e ela me disse que eu tinha mediunidade...tomei um banho espiritual mas ela disse que eu teria um sacudimento pra fazer...
    O que vc me aconselha ?as veses sinto ela muito forte...o que fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Flavio...contínue frequentando um terreiro serio para vc ser preparado para o desenvolvimento mediunico...as entidades da esquerda estão sempre mais proximos de nos pois estão na vibraçao mais proxima de nos que é aqui mesmo, a terrena......mas tudo tem sua hora e eles tem que esperar firmarem primeiro a sua direito, seu caboclo ou preto velho que é sua frente, para depois eles virem....no mundo espiritual é td muiot serio e tem hioerarquia e disciplina...não é como a gente quer....deve seguir essa disciplina pra vc ter preparada as entidades de direita,de esquerda...de frente e de tras cada uma com sua função e tds coma a mesma importancia.... mas tem um fundamento ok...um pq de ser assim.....Oxala te guie por esse caminho abençoado ....axe

      Excluir
  10. alguém sabe a letra da musica do guia solteirão, ou a oração? pois não encontro em site nenhum.

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe a musica ou a oração do solteirão da umbanda pois, não encontro em site nenhum.

    ResponderExcluir
  12. Comecei a frequentar um terreiro, peço orientação do preto velho para resolver meus problemas, ele tem me ajudado muito com seus conselhos e proteção.

    ResponderExcluir
  13. Participei de uma gira na Umbanda, me senti fortemente conectado com as emoções fluindo muito forte. O amior fluia em tudo ao redor... fui chamado por 2 orixás. Me disseram que era a irradiação, tem haver com mediunidade?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, meu nome é Marcia Aparecida da Silva Albuquerque e vou começar a me desenvolver, só que tenho medo de cair devido as vibrações e irradiações serem fortes. O que devo fazer pra ter equilíbrio com o corpo.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Frequento a Umbanda há 10 meses. Uso firma, fiz assentamento de Eledá, sou frequente, estou estudando lá dentro...nunca senti nada, nadinha...nem entendo pq me puxam tanto para lá. Sexta agora eu comecei a sentir umas coisas diferentes...tontura, tremores, umas puxadas...enfim...não comuniquei ninguém pq ainda acho que é coisa da minha cabeça. Me senti bem na hora mas agora me gerou uma ansiedade. É tudo muito novo para mim.

    ResponderExcluir