Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

terça-feira, 24 de março de 2015

28- AXÉ - significado e utilidade dentro da umbanda:



   


         energia das mãos manipuláveis pela força mental

         AXÉ ATRAVÉS DA MEDIUNIDADE DE UMBANDA:

Axé é o fluido cósmico universal. Tudo tem axé: os minerais, as matas, as folhas, os frutos, a terra, os rios, os mares, o ar, o fogo. Todos nós, seres vivos, animamos um corpo físico que é energia condensada, e que também pode ser definido como "uma usina de fluido animal" (um tipo específico de axé).
Durante a manifestação mediúnica no terreiro, são liberadas grandes quantidades de ectoplasma... um manancial fluídico consistente e necessário, uma espécie de "combustível" indispensável às curas, desmanchos de magias e outras atividades espirituais que ocorrem nas sessões mediúnicas, inclusive as cirurgias astrais. ...É possível a liberação de axé do plano físico para o éter espiritual intencionalmente, por meio da queima de ervas e macerações, ou nas oferendas rituais com frutas, perfumes, água, bebidas e folhas.
         O axé é importantíssimo para a realização de todos os trabalhos mediúnicos. Há de se considerar que uma parcela da assistência (publico) é doadora natural de axé positivo, o que se dá em virtude da fé, da veneração e da confiança no congá e nos guias espirituais.
Na umbanda, o aparelho mediúnico é o meio vitalizador do ciclo cósmico de movimentação do axé, retro-alimentando-o. Sendo usina viva de protoplasma sanguíneo... , onde, a cada batida do seu coração a energia vital circula em sua aura, através do corpo etérico... Assim, os espíritos mentores, quais pastores de ovelha tosquiando a lã nas quantidades exatas que se renovarão, apóiam-se nos médiuns que fornecem a energia vital indispensável aos trabalhos caritativos.

(Retirado do livro Umbanda pé no chão, cap. 2, Norberto Peixoto, pelo espírito Ramatis).    

 

Um comentário: