Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

terça-feira, 14 de abril de 2015

68- POR QUE PEDIMOS SILÊNCIO NO TERREIRO ?



 
          Atente para o que você fala. Boas palavras são as que edificam, elevam e agradam. Más palavras são as que destroem, rebaixam e machucam. O que sai da boca é força criadora.
         Provindos de Deus, os orixás são os grandes criadores, e se expressam pelo som. A palavra é, portanto, um dos meios de manifestação do Divino na Terra, e quando proferida passa a produzir efeitos; não há como fazê-la retornar. Por isso, ao adentrar um terreiro de umbanda, pense antes de falar.
         Pense novamente e evite excessos, pois muito antes de sua chegada os falangeiros dos orixás já estão organizando, em nível astral, todo o aparato necessário para providenciar o socorro e a cura dos espíritos doentes e sofredores. Os meios necessários para a defesa desse "hospital de almas" são ativados com a finalidade de conter os ataques trevosos que a casa irá receber antes, durante e depois da sessão. Portanto, não seja o porta-voz das sombras, trazendo desarmonia para o ambiente. Facilite o trabalho, não julgando nada, não emitindo opinião, ou melhor, adotando uma postura de imparcialidade diante do momento existencial e da dor de cada um.
         Como você não sabe de seu passado, então deve vigiar os seus pensamentos e as suas palavras. Deve regrar-se pela verdade e pela sensatez; regular o tom de voz, falando mais baixo, e ser delicado com as pessoas.
         E ao Médium trabalhador, é seu dever transmitir paz, certeza, carinho e alegria aos que chegam. Tudo o que você fala precisa ser digno de ser ouvido por nós do "lado de cá", singelos obreiros dos orixás.
         Lembre-se sempre disso e fale aos outros como se estivesse falando direto a Deus ao pisar num terreiro de umbanda.

Exu Tiriri
 (Umbanda Pé no Chão, Ramatis Norberto Peixoto)

 


67- MALEDICÊNCIA. OS MALES DA FOFOCA NO TERREIRO





As casas de Umbanda estão sempre com suas portas abertas a todos, se motivando pela caridade no ajudar ao próximo e na educação moral e espiritual do ser humano.
           O “código moral umbandista” se baseia no respeito às diferenças, no respeito a todas as crenças, e a todas as formas de praticar a religião de Umbanda que existem no mundo. Sem preconceito, a Umbanda acolhe a todos e a todos tem uma palavra de força, de fé de conforto. Porém, os terreiros não são perfeitos, pois o material de trabalho dos Guias e Orixás somos nós, seres humanos que têm defeitos, manias, maus hábitos, defeitos morais e espirituais que os Guias têm de conviver, e, aos poucos, quando a matéria permite modificações, eles as fazem de bom grado, mas sabendo que nem tudo é passível de mudança. Só tempo é com muita paciência e boa vontade (com uma dose de determinação e aceitação do médium) é que as mudanças podem ocorrer (Umbanda não faz milagres, muito menos, os Guias e Orixás).
Um dos piores defeitos morais coletivos que pode existir dentro de um terreiro é a “fofoca”, e, com ela, as intrigas. Se existem fofocas isso demonstra que também existe inveja, ciúmes, vaidades, soberba... Ou seja, uma série de maus modos que têm como termômetro a fofoca.

             Normalmente o “médium fofoqueiro” não faz essa prática por mal. Ele a faz por um vício que traz de casa, do convívio familiar e que não foi corrigido em tenra idade, e que acaba se tornando um vício que persegue a pessoa dentro da própria família, em suas relações pessoais, no trabalho e, infelizmente, dentro de uma casa espiritual (não só nos terreiros de Umbanda, mas nas casas espirituais em geral: Igrejas, Centros Kardecistas, Terreiros de Candomblé, etc.).
             O “médium fofoqueiro”, muitas vezes, não tem idéia do mal que acaba fazendo, pois se torna compulsivo e involuntário nas palavras (a língua acaba sendo mais rápida do que o pensamento racional e moral). Com isso acaba gerando desconforto dentro do ambiente do terreiro, pois finda no jogo cruel e imoral do “jogar uma pessoa” contra as outra, ou outras; amigos contra amigos, irmãos contra irmãos; Pai/Mãe de Santo contra o ou os filhos; os filhos contra o Pai/Mãe de Santo. Ou seja, gera um caos, onde o “médium fofoqueiro” fica olhando e se divertindo com tudo aquilo, sem dar conta do estrago que está fazendo.
 

Porém, como lidar para que as coisas não cheguem a um ponto extremo de ter que expulsar um “médium fofoqueiro” de um Terreiro?

Inicialmente as queixas devem ser levadas ao Guia chefe da casa e/ou ao Sacerdote de comando do Terreiro, para que ele possa avaliar essas queixas. Caso as mesmas sejam pertinentes, o “médium fofoqueiro” deve ser chamado, tendo em vista que a pessoa não faz essa prática por ser ruim, mas porque tem problemas diversos (baixa estima; ciúmes inexplicáveis; é muito possessiva e não aceita dividir ou ter perdas; problemas de relacionamento em casa: marido, pais ou filhos; é uma pessoa, muitas vezes, amarga com a vida e com as pessoas em volta dela, frustrada nos relacionamentos pessoais, nos relacionamentos familiares, no trabalho ou com sua própria aparência, etc.). Assim deve-se ter muito tato para conversar com o médium para que ele não se sinta perseguido ou constrangido (Normalmente o “médium fofoqueiro” é uma pessoa que se sente perseguida diante de qualquer problema, principalmente dentro daqueles que ela tenha provocado – isso é uma forma de autoproteção ou fuga do problema... No todo a conversa deve ser franca é concentrada no problema colocado e se a pessoa tem idéia do que fez, buscando-se sempre os motivos (coerentes ou não).
               O “médium fofoqueiro” deve entender que aquele tipo de prática não pode existir dentro do terreiro, ficando claro que punições são cabíveis a esse tipo de prática, podendo chegar à expulsão. Deve ser sempre monitorado até que os problemas sejam sanados, e o bem estar volte à comunidade como um todo.
              O trabalho espiritual é constante e não adianta acreditar que as coisas irão se resolver sozinhas ou pelo Astral Superior. Esse é um pensamento muito comodista, pois as coisas dos homens, em geral, são resolvidas pelos próprios homens ou com apoio e intervenção da espiritualidade através dos Guias. Se as coisas são deixadas de lado por medos vários, elas tendem a crescer a um ponto do insuportável, onde acabamos tomando medidas ou posicionamentos extremos, onde poderíamos ter uma ação mais preventiva ou pró-ativa para evitar ou sanar os problemas.
Trecho retirado: Terreiro de Umbanda Xangô
https://www.facebook.com/terreiroxango/posts/360434390737371?fref=nf&pnref=story
-------------------------------------------------

RELATO de um caso ditado pelo Sr. Caboclo Sete Estrelas: 


                     Em um determinado dia que não sei precisar fui convidado por um amigo espiritual a visitar, um templo de umbanda. Fui então volitando com a entidade amiga até descermos em direção ao portão de entrada do terreiro.
                   Lá adentrando e passado alguns segundos eu pude ver e, o que eu vi, me fez pensar que estava participando de algum filme de terror: as paredes do terreiro estavam todas recobertas por uma espécie de gosma marrom-enegrecida por onde rastejavam alguns tipos de larvas e vermes, flutuando por todo o terreiro havia uma fumaça preta e tênue.... também havia um cheiro terrível de enxofre.




O caboclo assim disse: Você sabe que a luz afasta as trevas, certo? — Certo. — Mas você já viu isto alguma vez? — Não. — Então apenas observe. Quando a entidade disse isto eu comecei a ver e o que eu vi e ouvi é quase indescritível: passei a escutar intensos e incontáveis assobios e bater de palmas ritmadas como se houvessem dezenas de pares de mãos invisíveis aos meus olhos, instantes depois eu comecei a sentir um forte odor de terra como se estivesse dentro de uma mata, notei então que na região central do terreiro eu passei a ver um tipo de portal na coloração laranja com a forma de um circulo abrindo lentamente e de maneira centrifuga, do interior deste portal saiam pequenos e incontáveis seres de fogo que retiraram toda a gosma da parede e que atraíram toda a fumaça para dentro do portal, após tudo isto, da mesma forma que vieram, estes seres se foram e portal fechou-se imediatamente.
Salamandras, elementais do fogo
               A primeira dúvida que surgiu a minha mente foi: que gosma nojenta é esta pelas paredes?
Caboclo: então, neste terreiro onde estamos, que sei lhe é particular, estão relaxando com a profilaxia contra algumas doenças da alma. — Doenças da alma? — É companheiro, enfermidades morais.
Então o senhor está querendo dizer para mim que os médiuns da casa, ou seja, aqueles que deveriam auxiliar as entidades espirituais na prática da caridade contra doenças morais, são os mesmos que as estão transmitindo? — E qual seria ela: o orgulho, o egoísmo, a avareza?
 Caboclo — Não companheiro, a mais terrível destas moléstias é aquela que se propaga mais facilmente e, assim, adoece aos médiuns com mais rapidez e profundidade: a fofoca. E esse é um dos males que faz que com um terreiro feche as portas.

— Mas e o Sr. Preto-velho dirigente desta casa? Por acaso ele não sabe que estão lhe passando informações que são um monte de calúnias e fofocas, sejam elas propositais ou não?
Caboclo: - Somente Deus é onisciente e, portanto, somente Ele sabe de todas as coisas.
        - A fofoca, a maledicência, as formas-pensamento presentes na psicosfera dos médiuns, entre outros, podem enlamear e derrubar todo e qualquer terreiro.
          Mas se a fofoca faz com que esta casa de caridade fique com um aspecto espiritual tão asqueroso como presenciei isto só pode significar que esta casa de caridade está em vias de entrar em extinção?
Caboclo-  Não? — Não!!! Acontece que este terreiro não é formado apenas por “médiuns-cupins”, aqui também existem “médiuns-formigas”.
— “Médiuns-formigas”?
Caboclo — Sim. Aqueles médiuns simples, humildes que quase não são notados, médiuns pequeninos em vaidade e que procuram trabalhar em conjunto com vistas ao bem maior que é a caridade.
E eu, sensivelmente emocionado, respondi: — Acho que entendo o que o senhor quer dizer. — “Médiuns-formigas”, enfim, são aqueles que, como disse um mano meu em uma certa prece, “ estão na umbanda pela umbanda, na confiança pela razão, são também trabalhadores silenciosos cujas ferramentas chamam-se DOM e FÈ, e cujos ‘salários’ de cada noite são pagos com uma só moeda, que traduz o seu valor numa única palavra a INGRATIDÃO”.
— Enquanto aqui nesta casa de religião houver “médiuns-formigas” esta casa jamais cairá.
Em outro dia no mesmo terreiro,uma Palestra foi ministrada pelo Caboclo Sete Estrelas para os médiuns e assistência desse terreiro:
              E o Caboclo começa com uma pergunta: - qual é a arma que traz mais malefícios à humanidade?”
               E a grande maioria até mesmo respondeu que era a bomba; o fogo, arma de fogo...
 Caboclo: - A arma que traz mais malefícios ao ser humano é a própria língua dele. A língua do homem pode ser uma arma tão terrível e perigosa que Nosso Senhor Jesus Cristo disse certa vez que ‘o que mata o homem não é o que entra em sua boca, mas sim o que sai dela, ou seja, as palavras’.
           - Isso por que da mesma forma que é fácil iniciar um incêndio e difícil extingui-lo, também é bastante fácil criar uma maledicência e espalhar uma fofoca e é extremamente difícil, em uma só encarnação, apagar os efeitos nefastos que estes verdadeiros incêndios verbais causam na vida das pessoas que foram caluniadas e ofendidas...

Trecho do artigo publicado: http://pedrorangelsa.blogspot.com/2008/03/lies-sinceras-de-um-caboclo.html
Postado na pág. http://comunidadeumbanda.blogspot.com.br/2010/06/fofocas-em-terreiro.html



sexta-feira, 10 de abril de 2015

66- ORAÇÕES DIVERSAS. ORIXÁS. ENTIDADES.



1- Oração aos orixás


Que a tenacidade de OGUM nos inspire a viver com determinação, 
sem que nos intimidemos com pedras, espinhos e trevas! 
Que sua espada e sua lança desobstruam nossos caminhos 
e seu escudo nos defenda! Ogum yê!
Que o labor de OXÓSSI nos estimule a conquistar sucesso 
e fartura à custa de nosso próprio esforço!
Que suas flechas caiam à nossa frente, às nossas costas, 
 à nossa direita e à nossa esquerda,
cercando-nos para que nenhum mal nos atinja! Okê Oxóssi!
Que OXUM nos dê a serenidade para agir de forma consciente e equilibrada, tal como suas águas doces, que seguem desbravadoras no curso de um rio, entrecortando pedras e precipitando-se numa cachoeira,
sem parar nem ter como voltar atrás, apenas seguindo para encontrar o mar!
Que nós possamos lutar por um objetivo sem arrependimentos!  
Ora yeyêo Oxum!
Que os raios de lANSÃ iluminem nossos caminhos 
que o turbilhão de seus ventos leve para longe
aqueles que de nós se aproximam com o intuito de se aproveitarem 
de nossas fraquezas! Êpa hey lansã!
Que as pedreiras de XANGÔ sejam a consolidação da lei divina 
em nosso coração!
Que seu machado pese sobre nossas cabeças agindo na nossa consciência, 
e sua balança nos incuta o bom senso! Kaô kabecilê Xangô!
Que as ondas de YEMANJÁ nos descarreguem, 
levando para as profundezas do mar sagrado
as aflições do dia a dia, dando-nos a oportunidade de sepultar definitivamente
aquilo que nos causa dor e que seu seio materno 
nos acolha e nos console! Odoyá Yemanjá!
Que OMULU traga não só a cura para nossas mazelas corporais 
mas também ajude nosso espírito
a se despojar das vicissitudes! Atotô Omulu!
Que a sabedoria de NANÃ nos dê outra perspectiva de vida, 
mostrando que cada nova existência, seja aqui na Terra ou em outros mundos, gera a bagagem que nos dá meios para atingir a evolução,
e não uma forma de punição sem fim, como julgam os insensatos.  
Saluba Nana!
Que a paz de OXALÁ renove nossas esperanças de que, 
depois de erros e acertos, tristezas e alegrias, derrotas e vitórias, 
chegaremos ao nosso objetivo mais nobre: 
aos pés de Zambi maior! Êpa babá Oxalá!
 -----------------------------------------------------------

 2-PRECE a XANGÔ
 
Oh! Senhor dos Trovões. 
Pai da Justiça e da Retidão.
Orixá que abençoa os injustiçados 
e castiga os maldosos e caluniadores. 
Defenda, Meu Senhor, minha casa,
minha família dos inimigos ocultos, dos ladrões e dos mentirosos. Oh! XANGÔ, rogo-te as vibrações de amor e misericórdia. 
Pai da dinastia humana, 
livra-nos de todo escândalo. 
Bondoso São Jerônimo, o vosso nome XANGÔ, 
nos terreiros de Umbanda, desperta as mais puras vibrações. Proteja-nos, XANGÔ, 
contras os fluidos grosseiros 
dos espíritos malfazejos, 
amparai-nos momentos de aflição, 
afastai de nossa pessoa todos os males 
que forem provocados 
pelos trabalhos de magia negra. 
Rogamos-vos, também, Pai XANGÔ, usar de vossa influência caridosa junto às mentes daqueles que por ambição, ignorância 
ou maldade, praticam o mal contra os seus irmãos, empregando as forças elementais e astrais inferiores, afastando-os do erro e conduzindo-os a pratica do bem. 
Senhor de Oyó, Pai Justiceiro e dos holocaustos, 
protetor da fé e da harmonia.
Kaô Cabecile do Trovão, Kaô Cabecile da Justiça,
Kaô Cabecile, meu Pai XANGÔ, morador do alto da pedreira. Dono de nossos destinos, livra-nos de todos os males, 
hoje e sempre. Kaô Meu Pai Kaô, o Senhor que é Rei da Justiça, faça valer por intermédio de seus 12 Ministros, a vontade Divina. Purifique minha alma na cachoeira. Se errei, conceda-me 
a luz do perdão. Faça de Seu peito largo e forte meu escudo. 
Empresta-me Sua força de guerreiro, para combater 
a injustiça e a cobiça. Minha devoção ofereço.
É meu Pai e meu Defensor. Conceda-me a graça 
de receber sua luz e de receber sua proteção.
Kaô Meu Pai Xangô, Kaô Kabecile, grita Zambi,
e ecoa em todos os cantos da Terra , na força do Criador,   
Saravá XANGÔ, Orixá Maior, dono de todas as cabeças!!
Repicam os grandes
 -------------------------------------------------------
3- ORAÇÃO A YEMANJÁ
Yemanjá, derramai vossos poderosos fluídos sobre todos nós. Que vossa misericórdia continue a se estender sobre todos os reinos. Que os fracos sejam protegidos pelos vossos braços e que os humildes sejam enaltecidos pelo ruído do mar. Que os movimentos das ondas transmitam muita paz e amor. Que os orgulhosos percam a arrogância e sintam como é bom ser bom, porque a maldade só nos torna pequenos perante o vosso reino, Senhora. Que os doentes recebam de vós, minha Santa Rainha, a cura para todos os males, através das emanações e de vossas vibrações e que nós sejamos purificados em vossas sagradas águas. Que a força do vosso reino seja para nós um escudo contra as más influências dos seres inferiores, pois ainda somos crianças no reino em que vivemos e mal o conhecemos. Que o vosso sagrado manto agasalhe todos os necessitados e traga o vosso calor de Santa Mãe, que vós sois. Senhora, tende piedade de tantos que, como eu, vos invocamos neste momento sublime. Atendei-nos em nossos pedidos. Senhora Rainha do Mar e para tanto deixamos nossas suplicas na sétima onda do vosso mar. Assim seja’.
---------------------------------------------------------

4- ORAÇÃO A OGUM

 Eu andarei vestido e armado com as Armas de OGUM,

Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem,

Tendo mãos não me peguem; tendo olhos não me vejam

E nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão,

Facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar,

Cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

OXALÁ me proteja e me defenda 
com o Poder de Sua Santa e Divina Graça,

E que Mamãe OXUM cubra-me com o seu manto 
Sagrado e Divino,

Protegendo-me em todas as minhas dores e aflições,

E OLORUM com sua Divina Misericórdia e Grande Poder

Seja meu defensor contra as maldades 
e perseguições dos meus inimigos.

Glorioso OGUM, em nome de OLORUM,

Estenda-me o Seu Escudo e as Suas Poderosas Armas,

Defendendo-me com a Sua Força e com a Sua Grandeza,

E que debaixo das patas de seu fiel ginete

Meus inimigos fiquem humildes e submissos a Vós.

Assim seja com o poder de OLORUM, de OXALÁ

E da falange do Divino Espírito Santo.
-----------------------------------------------

5- PRECE A OXUM
 


ORAÇÃO À MAMÃE OXUM

Amada Mãe Oxum, que rege e guarda o sagrado mistério do Amor Divino! Nós clamamos a vós, neste momento, para que nos envolva em vossas irradiações do Amor e nos conduza ao interior de vosso Mistério Divino. Ouça e atenda, amada Mãe, nosso clamor, e invocações e venha em nosso auxílio, beneficiando-nos, com o afastamento do negativismo que tem paralisado nossa evolução, fazendo-nos perder as Fé, o Amor e a Esperança Divina. Sagrada Mãe do Amor, livre-nos da aflição, da passividade, da angústia, da miséria, da fome, da doença, da solidão, da apatia, da ignorância e da maldade. Anule em nosso íntimo e em nossos instintos inferiores todas as vibrações e sentimentos negativos de maldade, inveja, falta de amor, angústia, inferioridade, agressividade, descaso. Desperte em nós o Amor Divino para que sejamos prósperos, fraternos, amorosos, generosos, com tudo e com todos que nos cercam e que compartilham a nossa vida e destino.Atue, Divina Mãe, em todos os nossos inimigos encarnados e desencarnados, envolvendo-os em vossas vibrações de Amor, positivando seus pensamentos, sentimentos, projeção verbal, visual e mental, livrando-os da vingança, da traição, da inveja e do ódio. Anule as más influências espirituais que os tem dominado e que foram usadas contra nós. Renove a esperança e a expectativa de cada um, de um dia poder trilhar o caminho da Luz. Harmonize os casais, os pais e filhos, irmãos e ex-amigos, envolvendo a tudo 
e a todos que fazem parte de suas vidas.
Gere Amor aos abandonados, aos aflitos e carentes, aos desesperados,
aos que só pensam em guerras, aos petrificados de coração, aos injustos,
e aos intolerantes, renovando-os com sentimentos positivos, que atraiam o Amor divino em suas vidas e em suas caminhadas.Mamãe Oxum, cubra-nos com vossa benção e permita que, na mansidão dos vossos caminhos coloridos com ouro, consigamos o Amor Divino que a Senhora irradia de vosso coração. Mamãe Oxum, ampare-nos em vossos braços. Ó Mãe Divina, nós clamamos com todo o nosso Amor e pedimos vossa proteção, vossa Luz,
vossa Concepção e vosso Amor Sagrado, para nós e para todos os aflitos do mundo. Envolva-nos. Mãe Querida, na irradiação do vosso Amor por nós,
filhos encarnados na matéria, e liberte das trevas da ignorância
todos os vossos filhos ligados a nós pelos laços invisíveis da vida.
Mantenha sempre acesa a chama do Amor em cada um de nós, Mãe Amada, para que nunca mais vibremos sentimentos negativos.
Ó, Mãe querida, dilua todos os cordões que ligam os seres inferiores
e renove os nossos sentimentos, vibrações e pensamentos, conduzindo-nos aos planos superiores, onde existe o verdadeiro e o mais puro
Amor de Olorum para toda a Criação.
Ora Yê-Yê-Ô, Mamãe Oxum !
 -------------------------------------------------
 Oração 2

Oh Mãe Oxum!

Senhora dos rios e cascatas.

Orixá das águas claras que lavam os males do mundo.

Deusa do Amor!

Que o canto de suas águas embale meus sentimentos

alimentando meu coração com as vibrações de paz e perdão.

Senhora do Ouro e do Amor, clareia meus caminhos.

ORA IÊ IÊ OXUM!
------------------------------------------------------

6-ORAÇÃO a NANÃ
Santa Senhora das águas escondidas, 
aos pés de Jesus Cristo rogai por nós. 
Que ao Filtrar as águas de nosso Planeta resgate, terna Senhora!
Acomoda-as em lençóis subterrâneos e trazê-as de volta à superfície leve e cristalina, líquido divino, bendito do Senhor, indispensável a todos os tipos de vida terrestre, demonstras não só um amor imensurável por todos os seres, mas imanta-nos com sua sabedoria infinita.
Santa Senhora, dona de Pântanos e Brejos, 
início da existência,
concede-nos, querida vovó, a transformação de nossas dores físicas e espirituais. A cura dos males que destroem a humanidade. 
A cura do vício que degrada o homem. 
A cura do desamor que extingui a paz.
Faça brotar em cada um de nós, querida NANÃ, 
 a fonte viva da fé em Jesus e, assim ao bebermos 
dessa verdadeira água, possamos libertar-nos, aprender 
a perdoar e perdoando sermos perdoados e, 
na marcha da evolução rumo à transformação 
alcançar a verdadeira vida… a vida eterna! AMÉM !
-------------------------------------------------------------
7- Oração a Oxóssi

 Meu Pai Oxóssi!

Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, 
de onde tiramos o oxigênio necessário á manutenção 
de nossas vidas durante a passagem terrena, inundai os nossos organismos com a vossa energia para a cura de nossos males!

Vós que sois o protetor dos Caboclos, dai-lhes a vossa força, 
para que possam nos transmitir toda a pujança, a coragem necessária pra suportarmos as dificuldades a serem superadas!

Dai-nos paz de espírito, a sabedoria para que possamos compreender a perdoar aqueles que procuram nossos Terreiros, nosso Guias, nossos Protetores, apenas por simples curiosidade, sem trazerem dentro de si um mínimo da Fé.

Dai-nos paciência para suportar aqueles que se julgam os únicos com problemas e desejam merecer das Entidades todo o tempo 
e atenção possível, esquecendo-se de outros irmãos 
mais necessitados!

Dai-nos tranqüilidade para superarmos todas as ingratidões, 
todas as calúnias!

Dai-nos coragem para transmitir uma palavra de alento e conforto àqueles que sofrem de enfermidades para as quais, 
na matéria, não há cura!

Dai-nos força para repelir aqueles que desejam vinganças 
e querem a todo custo magoar seus semelhantes!

Dai-nos, enfim, a Vossa proteção e a certeza de que quando um Caboclo, num gesto de humildade, baixar até nós, 
ali estará a Vossa vibração!
-------------------------------------------------
8- ORAÇÃO A OMULU
 

Divino Pai da Geração, eu Vos peço que abençoe a minha vida, 
os meus sete corpos, os meus sete campos vibratórios 
e os meus sete sentidos;

Que a Vossa Bênção paralise toda e qualquer negatividade que pretenda fazer adoecer a minha vida e o meu caminhar;

Que a Vossa Proteção mantenha viva e saudável a morada da minha alma e do meu coração, para que nenhum pensamento, sentimento, palavra ou ação negativa tenha força na minha existência.

Divino Pai Omolu, eu Vos peço que me purifique e me ampare, 
que ampare a minha família, o meu lar e o meu trabalho material 
e espiritual, e que ampare os meus amigos, para que a Luz Divina esteja sempre viva em nós e em torno de nós.

Sagrado Pai Omolu, peço também a Vossa Bênção 
para os meus adversários encarnados e desencarnados, 
para que neles seja paralisado qualquer sentimento negativo em relação a mim, à minha família ou aos meus amigos. 
E que, assim, possam eles igualmente manter acesa a Luz Divina Sustentadora da Vida, evoluindo sempre.

Amado Pai Omolu, eu Vos peço que semeie dentro de mim 
as Sementes da Vida Verdadeira, para que eu me comporte 
como filho de DEUS e compreenda a Presença Divina 
em mim e nos meus semelhantes.

Sagrado Orixá Omolu, eu reverencio o Vosso Poder, a Vossa Força 
e a Vossa Atuação na minha vida e na vida de todos os seres.

Obrigada, meu Pai!

Que o Vosso Nome seja sempre lembrado com reverência e amor, por todos os filhos da Terra.

Que assim seja, e assim será! 
---------------------------------------------------
ORAÇÃO A OMULU

Senhor das Almas! Mestre da Transformação!
Cura nosso corpo e nossa alma de toda doença e sofrimento!
Senhor Omolu /Obaluaê, Senhor das pragas e da Vida!
Orixá que surge, diante dos meus olhos na figura de Lázaro.
Aquele que teve a graça de um milagre no gesto do Divino Senhor Jesus.
Oh!Mestre dos mestres, Obaluaê
Teu filho se curva diante da tua Aura Luminosa,
rogando o milagre que virá de tuas mãos santificadas !
Socorre a mim e a todos que sofrem!
Que a luz divina que emana sob vosso sagrado filá possa nos envolver, renovando nossa fé e esperança!
Encoraja-nos diante das lutas, guerras, pandemias, calamidades!
Faças com que o sofrimento nos seja uma bênção para nossa evolução! Meu Pai Omolu, Senhor da Calunga! Tu que és o sentinela do sono eterno,
Guardião do corpo e da alma humana, ouve a nossa súplica,
atende ao apelo de teus filhos. Salve-nos Senhor Lázaro.
Aqui estamos diante de Ti, unidos numa só prece,
Salve nosso corpo e alma desse tormento que nos aflige.
Tome nosso corpo em teus braços. Eleva-nos para teu reino.
Pai Obaluaê, Vós que sois o Senhor da Cura e da Transformação,
                            Cubra-nos com Vossa Palha Santa,
Sendo o senhor capaz de curar e transformar nossos males
em benécies da alma e do corpo,
Transmita oh Pai, tuas energias salutares e renovadoras
sobre nosso espírito, perispírito e matéria!
Renovai as células do nosso corpo, para que tenhamos saúde,
Dai-nos forças para que possamos suportar as dificuldades do dia a dia,
pois assim poderemos cumprir nossa missão,
praticando a caridade necessária àqueles que necessitam,
Que a tua seriedade me mantenha no reto caminho
do cumprimento do dever, e que assim como Vós,
possamos estar coberto aos olhos daqueles que querem nos prejudicar
Se achares, porém, que ainda não terminou nossa missão neste planeta,
Encoraja-nos com exemplo da tua humildade e da tua resignação.
Nós te suplicamos Mestre! Ajoelhamos-nos diante de Ti,
Invocamos a vibração do Obaluaê. Eu vos saúdo e agradeço!

A TÔTÔ, Meu Pai
 ------------------------------------------------------------

 9- ORAÇÃO A IANSÃ


Iansã, Mãe e Senhora dos ventos e tempestades,
das horas aflitas e das almas perdidas!
Senhora do Carma, Dona de todas as direções.
Operosa divindade em prol dos desígnios
dos filhos decaídos sem norte e vontade.
Piedade para nós, criaturas que vivemos,
à beira das tentações, dos abismos,
alheios ao amor do Pai Olorum.
Mãe, empresta-nos tua decisão e tua coragem,
para o encontro do nosso próprio ser.
Dai-nos um roteiro de esperança e triunfo.
Erradicai a pobreza de sentimentos,
orienta-nos para a verdade, dentro do caminho
de devoção ao supremo doador.
Encoraja-nos Senhora dos Raios,
para que nossa própria mente, siga uma só direção:
o amor a Olorum. Êparrei Iansã!
 ---------------------------------------------
Mãe Iansã!
Mostre-me a verdade, o caminho e a vida!
Tira-me desta encruzilhada.
Abra os meus olhos e mostre-me a face dos inimigos!
Tira de meu caminho aqueles que só querem me prejudicar.
Afaste a inveja, o olho gordo, a maldade, a maledicência!
Por favor minha Mãe Iansã, traga-me novamente
a prosperidade! Abençoa aqueles que estão ao meu lado,
Cuida da minha família, do meu emprego,
dos meus amigos. Leva o mal para a tempestade.
Não deixe que nenhuma ação maldosa recaia sobre mim
ou aqueles que me são caros. Eparrey
 ----------------------------------------
10- SALMO 23 DOS UMBANDISTAS
 Oxalá é o nosso Pai, e nada nos faltará.

Deixai-nos repousar nos verdes campos de Oxossi.

Guia-nos Sr Ogum mansamente nas águas tranquilas 

de  Nanã Boruquê.

Refrigera nossa alma na proteção de Obaluaê.

Guia-nos mãe Oyá pelas veredas da justiça de Pai Xangô.

E ainda que eu ande pelo vale da sombra 

e da morte no reino de Omulu,
Não temerei mal algum, porque Zambi estará conosco.
O cajado de Oxalá é nosso guia na direita e na esquerda.
Consola-nos com todas as energias do reino de Yemanjá.
Prepara para todos seus filhos uma mesa farta 
e cheia de vida, oh mãe Oxum.
Que os Guardiões e as Bombogiras afaste de nós,
Os inimigos durante a nossa caminhada.
Unge a nossa coroa com o óleo sagrado de Olorum
Fazendo o nosso  coração transbordar com a pureza da Ibejada.
E certamente, com a sabedoria dos Caboclos 
e com a humildade dos Pretos Velhos  estaremos seguros, 
pois a misericórdia de Oxalá estará sempre conosco, 
por todos os dias de nossa vida! 
Que assim seja

  ------------------------------------------------
11- Pai nosso Umbandista
 Pai Nosso que estas nos céus,nos mares, nas matas 
e em todos os mundos habitados;
Santificado seja o teu nome, pelos teus filhos, pela natureza, 
pelas águas, pela luz e pelo ar que respiramos.
Que Teu reino,reino do bem,do amor e da fraternidade, 
nos una a todos e a tudo que criaste, em torno da sagrada cruz, 
aos pés do divino salvador e redentor.
Que Tua a vontade nos conduza 

para o culto do Amor e da Caridade.
Dá-nos hoje o pão do corpo,o fruto das matas e a água das fontes para o nosso sustento material e espiritual; 
e a vontade para sermos virtuosos aos nossos semelhantes.
Perdoa-nos, se merecermos,as nossas falhas 
e dá-nos o sublime sentimento do perdão para os que nos ofendem.
Não nos deixeis sucumbir ante as lutas, dissabores, ingratidões, tentações dos maus espíritos e ilusões pecaminosas da matéria.
Envia Pai, um raio da Tua divina complacência, 
luz e misericórdia,para os teus filhos pecadores que aqui habitam pelo bem da humanidade.
Assim seja, em nome de Deus Olorum,
de Oxalá e de todos os mensageiros de Luz da Umbanda.
---------------------------------------------------

12- CREDO UMBANDISTA

· Eu creio na existência de um Deus único, onipotente, 
onisciente, oniquerente e onipresente.
· Eu creio na existência dos sagrados Orixás, as divindades de Deus, às quais Ele confiou as suas qualidades divinas e que são os seres superiores responsáveis pela concretização de Sua infinita obra colocada à disposição de todos os seres, 
de todas as criaturas e de todas as espécies que Ele criou.
· Eu creio que cada um dos Sagrados Orixás é uma divindade unigênita dotada do Poder Divino de transmitir Sua qualidade 
e caráter Divino aos seres, às criaturas e às espécies. 
Esse fato que os distingue como auxiliares diretos do Criador do Universo e Divinos Pais dos seres, denominados seus filhos; regentes das criaturas,denominados seus animais, 
e das espécies,denominados seus vegetais, 
suas plantas e suas folhas.
· Eu creio na existência de uma essência viva e divina ou corpo etérico de Deus, por meio do qual se manifestam tanto Suas divindades quanto os espíritos que incorporam nas sessões religiosas umbandistas. Corpo Divino também é chamado de Espírito Santo por outras crenças religiosas.
· Eu creio na imortalidade dos espíritos e na capacidade de se comunicarem com os encarnados 
e de influenciá-los positiva ou negativamente.
· Eu creio na existência da incorporação mediúnica e no beneficio que os espíritos luzeiros, incorporados pelos Sagrados Orixás às suas hierarquias espirituais humanas, trazem a todos os encarnados quando incorporam em seus mediadores umbandistas.
· Eu creio na evolução dos espíritos e no aperfeiçoamento consciencial que a religião Umbanda proporciona 
a todos os seus fiéis, adeptos e seguidores.
· Eu creio na existência de múltiplas faculdades mediúnicas e esforçar-me-ei no estudo e no entendimento delas, pois só assim poderei ensiná-las e auxiliar quem possuir algumas delas e estiver necessitando da ajuda para ordená-las e fazer o bom uso delas, tanto em seu próprio beneficio quanto de seus semelhantes.
· Eu creio na existência de uma evolução continua de toda a Criação Divina e creio que só por intermédio do estudo, da dedicação e do aprendizado poderei ser útil a essa evolução.
· Eu creio que, por ter sido gerado por Deus e por ter sido qualificado por uma de Suas Divindades, sou um ser de origem divina e dotado de múltiplas faculdades, às quais desenvolverei e aperfeiçoarei, pois assim, serei útil ao meu Criador, ao meu Orixá e Pai Ancestral, aos meus semelhantes, meus irmãos e à toda a Criação Divina, da qual sou parte e sou beneficiário.
· Eu creio em Deus, em Suas Divindades, nos Senhores Orixás e creio em mim mesmo, pois também sou um ser de origem divina e sou dotado de inteligência, de raciocínio e de razão para poder diferenciar o bom do ruim, o certo do errado, o justo do injusto, 
o divino do profano e o divino do humano.
Amém...