Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

Dança dos Orixás Jerry D'oxossi

domingo, 8 de dezembro de 2019

100- OFERENDAS SUSTENTÁVEIS. COMO CONFECCIONAR ?


Oferendas sustentáveis!
 
 
Todo povo de santo é artesão !
Confeccionamos contra egum, mocam, fios de conta , quelé , azê , ferramentas etc ...
 Porque não conseguimos confeccionar nossas vasilhas sustentáveis?!
 Bora lá !

Algumas das folhas que podem nos auxiliar :
Bananeira ,
Coqueiro ,
Dendezeiro,
Cuia mansa,
Mamona ,
Coco ,
Taboa.

Uma das oferendas mais complicadas, o amalá ! Por ser líquido; calma !
Tem jeito sim , nada que um bom trançado com folha de coqueiro forrado com folha de bananeira não resolva !

Alguns truques :

Ajuda muito , untar tanto os oberôs ( alguidares ) e vasilhas de louça com banha de ori ou azeite de oliva .
Passar a folha da bananeira no fogo nos dá mais flexibilidade no manuseio .
É preciso acabar alguns mitos: coité não é necessariamente só para caboclos e pretos velhos !  É uma alternativa para acabar o uso de copos de vidro e descartáveis, é natural.
É preciso repensar a questão da vela !

.....................................

Vamos falar das Garrafas de cachaça , champanhe , cerveja etc ... É uma questão de lógica não acham ?! Lembrando que o tempo de decomposição do vidro é indeterminado ! "Fora o perigo de alguém se machucar" ( nota da blogueira)
Pratos de papelão ? Decomposição seis meses a um ano .

A folha da mamona é quente, sendo assim se atente para qual situação usá-la ! 
Cuia mansa, linda folha , parece realmente uma cuia , pertence a oxum !

Taboa é a folha que se faz as zans (esteiras) , todos nós sabemos que duram ...

Do coqueiro se aproveita quase tudo, a folha nos dá facilidade de um bom trançado, sendo fria pode ser utilizada para todos os orixás , já o dendezeiro é folha quente , então use para santos quentes .
Talo do coqueiro nos dá um maravilhoso barco !
E seu fruto ...
Bebemos a água , enfeitamos nossas oferendas e podemos fazer lindos coites .
A natureza e a criatividade nos dá a saída !



 Texto: Uf & União , força e fé.
#Povo da floresta🌿🌳

Pág. Religião Respeito Humildade




99- ESPAÇOS PUBLICO E OFERENDAS.

Espaços públicos e Oferendas
  
 Somos um Estado Laico, ou seja, segundo nossas Leis, devem ser respeitadas todas as crenças, incluindo quem não tem crença nenhuma! Está, inclusive, em nossa Constituição Federal (art. 5º, VI, CF):
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

 Inclusive alguns comportamentos são considerados CRIMES e levar a pessoas a ser condenada (art. 208 do Código Penal Brasileiro):  

“Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso|:
Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.
Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência

As pessoas concordando ou não, entendendo ou não a crença do outro, tem o DEVER, de respeitar os cultos, seus espaços sagrados e liturgias. Mas reflitamos.... os cultuadores também devem respeitar a sociedade em geral e ter bom senso !!!!
Como Umbandistas nossos espaços sagrados estão na natureza e daí se respeitar e ser preservadores dessa natureza !!!!
Para isso nossas OFERENDAS DEVEM SER, tb,  SUSTENTÁVEIS!

 
Por um lado temos nosso DIREITO ao culto e as oferendas nesses espaços; de outro, as pessoas que transitam pelas estradas, cachoeiras, praias, matas, então temos de ter bom senso e ter um meio termo e DEVER de respeitar a todos. O que fazer então?

Nas encruzilhadas, por exemplo, nas oferendas a Exu, podemos substituir um alguidar de barro por folhas de mamonas, garrafas de vidro pela bebida em copos feitos das folhas.....
Porém, vamos deixar bem claro aqui mais uma vez, que DROGAS, MATANÇAS de ANIMAIS que são deixados nas encruzilhadas e outros lugares, NÃO FAZEM PARTE DA UMBANDA, nem são rituais de uma religião ligadas a natureza e a prática da caridade !!!!

 lixo não é oferenda
obs.: fotos retiradas da internet

Na matas podemos colocar as frutas em folhas de bananeiras.... nada de pratinhos ou copos de plásticos ou vidro...além de poluir e sujar, podem machucar alguém...
No mar, nas praias, rios e cachoeiras.... podemos ofertar as orações, cânticos, e até mesmo pétala de flores ao Mar de IEMANJÁ, aos rios de OXUM, lagos e fontes de NANÃ..... NADA de barquinhos de isopor, espelhos, plásticos, perfumes de vidro.... NADA, ABSOLUTAMENTE NADA QUE POLUA O MAR, OS RIOS, AS FONTES E AS CACHOEIRAS, que nos são tão SAGRADOS..... e não vamos esquecer, freqüentados por muitas pessoa, crianças.... mais uma vez, tenhamos bom sendo e respeito tb..... VIVEMOS EM SOCIEDADE, devemos respeito mútuo!!!
SARAVÁ AMADA UMBANDA!!!!

 Fontes: 1- leituras de textos como Uf & União, Força & Fé. https://www.facebook.com/pg/crerReligiao/posts/?ref=page_internal
2-Constituição Federal Brasileira
3-Código Penal Brasileiro


98- O QUE VOCÊ DESCOBRE DEPOIS DE SE TORNAR UMBANDISTA


O QUE VOCÊ DESCOBRE DEPOIS DE SE TORNAR UMBANDISTA:



1 – Usar branco não é fácil.
Pode parecer que é fácil, mas não é.
Essa cor traz uma responsabilidade enorme. Você terá que aprender a vigiar seus atos, zelar pelo seu espiritual e entender que há irmãos que precisam, naquele momento, mais do que você. Então, você trocará festas, shows, amigos, bebidas e um dia de descanso, para se doar algumas horas para uma pessoa que você nunca viu e provavelmente nunca mais vai ver, mas posso te garantir, vale a pena.

2 – Você é um médium 24 horas por dia e não só no terreiro.
Não adianta você se enganar dizendo que é médium só no terreiro porque você não é. A mediunidade faz parte de você, sempre fez, e isso não vai mudar. Aos poucos você vai descobrir isso e entender que a espiritualidade não é culpada pela sua colheita. Eles te mostram um caminho, mas você tem o livre arbítrio e realiza suas próprias escolhas.
Você planta, você colhe.

3 – As entidades não estão ali de brincadeira.
Nenhuma entidade está ali de brincadeira. Todas elas, sem exceção, estão ali para trabalhar, ensinar e também aprender, por isso, ouça-os com atenção e trate-os com muito carinho e respeito.

4 – Exú é uma entidade de Lei.
Você vai entender que Exú não está ali para brincar, beber, fumar, dar em cima de alguém ou amarrar uma pessoa. Não. Eles não são assim.
Exús e Pombogiras são entidades que trabalham nos planos inferiores sob a Lei do Pai Maior. São eles que nos protegem na entrada, na saída e nas encruzilhadas dessa vida.
Alguns são brincalhões outros mais firmes, mas todos carregam consigo a seriedade em seu trabalho, se utilizando somente da energia da bebida e do fumo, nada mais. E se for preciso Exú trabalhar sem a bebida ou o fumo, ele trabalhará, sem dúvidas.

5 – É preciso ajudar e não só participar.
Ser médium e fazer parte de um terreiro não é só chegar no dia da Gira e fazer seu trabalho. Não. Não é assim.
O chão que você encontrou limpo, alguém limpou. A vela que você usou, alguém comprou. O banho que você tomou, alguém macerou. O local que você está, a luz que você utiliza e a água que você bebe, alguém pagou. Então, ajude…
Ajude a limpar quando puder, leve o seu material de trabalho e, toda vez que possível, auxilie na compra daquilo que falta na Casa, colabore com o que conseguir para a manutenção do aluguel, da água e da luz…
Não, isso não é sua obrigação, eu sei, mas também não é minha e nem do Dirigente que ali se encontra. A obrigação é nossa. Nós temos que manter e cuidar do lugar onde nossa espiritualidade escolheu para trabalhar.

6 – Cansa.
Isso eu preciso te falar: Irmão, cansa.
Existe um antes, durante e depois, vou explicar:
ANTES de todo e qualquer trabalho, o terreiro precisa ser limpo da maneira correta e as firmezas precisam ser devidamente cuidadas.
Você precisará se alimentar de maneira correta, tomar seu banho de defesa, acender suas velas e se direcionar ao terreiro, algumas horas antes do inicio dos trabalhos, para ajudar, tentando permanecer sempre em silêncio.
DURANTE todo e qualquer trabalho, você estará fornecendo e recebendo energias, então, é importante que o processo do ANTES tenha sido cumprido com rigor.
Se você for médium de passe, lidará diretamente com energias. Se você for cambono, também lidará diretamente com energias, por isso, em todos os casos e cargos, é importante manter a firmeza.
DEPOIS de todo e qualquer trabalho, é preciso deixar o ambiente limpo de novo, então, pegue a vassoura, a pá, a esponja e mãos a obra.
Dia seguinte você com certeza estará com o corpo dolorido, entretanto, digo mais uma vez a você: vale a pena!!!!

7 – Você vai se apaixonar.
Independentemente dos 6 itens acima, você vai se apaixonar.
Seja você um cambono, um médium de passe, um médium em desenvolvimento, um futuro sacerdote ou um simples consulente, esteja você na corrente ou na assistência, você vai se apaixonar por essa religião e nada, NADA, vai pagar a sensação de paz que vai te invadir ao receber um abraço sincero de alguém que você nunca viu, ao ver um sorriso no rosto de quem chegou chorando, ao ouvir o mais simples e sincero “obrigado”… Nada vai pagar, nunca!

Fonte: Sabedoria de Umbanda: Mãe Manu